Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A verdadeira Música Popular Brasileira


             Já virou chavão: sempre que você conhece alguém na balada, barzinho ou em qualquer outro lugar, uma das primeiras perguntas que se faz, além é claro de saber o nome do sujeito, é saber quais as suas preferências, entre elas qual a música predileta. Uns falam que é sertanejo, outros rock e quase sempre todo mundo diz que gosta de MPB – Música Popular Brasileira. Mas afinal, o que é a MPB?
            Quem gosta mesmo da música popular brasileira sempre diz que adora Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethania, ícones da nossa música que cantam há anos e fazem com que suas músicas nunca se percam no tempo. Mais ainda: durante a ditadura militar, foram responsáveis por escrever músicas que atacavam o governo nas entrelinhas, transformando protesto em poesia.
            Pois bem: nos últimos meses, quantas vezes você foi a um show destes artistas? Ou quantas vezes você ouviu falar em um show desses artistas? Por esses e outros motivos que nossa música popular não é tão popular assim... E também nem tão mais brasileira. Um bom exemplo foi na Copa de 2006, na Alemanha. A organização do evento promoveu shows de Caetano Veloso e Chico Buarque, que teve ingressos esgotados meses antes do evento. Carlinhos Brown, outro representante da música nacional, fez uma apresentação para mais de 2 milhões de pessoas na Espanha, no ano de 2005, enquanto no Brasil, foi recebido à garrafadas quando entrou no palco para mais um show.
            Temos que (infelizmente) admitir que a Música Popular Brasileira não é aquela que nos faz refletir sobre a política, a pobreza e sobre o mundo. A MPB de hoje é o Funk, o Pagode, o Axé, o Forró exigem de quem a ouve nada mais do que uma dança.

            José Luiz Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário