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quarta-feira, 2 de março de 2011

Afinal, qual é a da Devassa?

            Não houve assunto mais comentado na última terça-feira do que a cantora Sandy aparecer como a nova garota propaganda da cerveja Devassa. Uns criticaram a escolha da nova personagem, outros dizem que o dinheiro oferecido a ela (mais de R$1 milhão) pesou. Mas qual é a real intenção da cerveja Devassa com essa empreitada?
            Vamos aos fatos: a Devassa é a cerveja mais jovem no mercado nacional. As concorrentes são fortes: Brahma, Skol e Antarctica, três das cervejas mais vendidas no Brasil e que já têm público fiel, imagem constituída e grande fatia de mercado. Falo destas cervejas porque estão entre as 25 marcas mais valiosas do país, segundo levantamento de 2010 da agência Interbrand.
            Tendo este cenário em mãos, a Devassa resolveu inovar: contratou a modelo Paris Hilton, famosa por escândalos em sua vida social, para representar o que Devassa queria no mercado. A propaganda foi censurada pelo CONAR, alegando excesso de sensualidade e degradação da imagem feminina. Mesmo assim, o comercial teve mais de meio milhão de acessos no Youtube.
            Agora, temos a Sandy, uma moça da qual nunca se vinculou nenhuma imagem pejorativa, dando a ela o papel de boa samaritana, santinha, às vezes até de uma bonequinha de porcelana. E mais uma vez, a cerveja conseguiu causar polêmica na mídia, investido pesado nos espaços publicitários e fazendo questão de mostrar que Sandy “também tem seu lado Devassa”.
            Em um mercado concorridíssimo, como o cervejeiro, quem tem a intenção de se destacar precisa de duas coisas: qualidade do produto e notoriedade da marca. A qualidade vai de cada um, pois gosto não se discute. Em relação à notoriedade, a Devassa escolheu um caminho: Entrar com os pés no peito da concorrência e ficar na cabeça dos consumidores. Por enquanto, parece estar dando certo.


 José Luiz Guerra

2 comentários:

  1. Adorei, Zé! Pensando por esse lado, está dando certo mesmo!

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  2. todo barulho é válido? o que a marca ganha?
    o que tem que ser visto é como fica a reputação da marca tendo a Sandy como garota propaganda.
    sem discutir se ela é ou não a pessoa certa, é uma questão de postura e isso ela não conseguiu.
    era melhor pra marca, devassa, ter um comercial censurado do que desmerecido.

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