Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Elogio à feiura

Você acorda pela manhã e vai correndo para o banheiro. Faz xixi, se olha no espelho e leva um baita susto. Rapidamente lava o rosto, achando que tudo não passa de um pesadelo, mas continua a mesma coisa. Não se espante: o que te assustou foi a sua própria cara.

A rotina do feio é dura desde o momento em que coloca o pé pra fora da cama. Sempre é difícil aceitar que aquele rascunho de Pedro de Lara do avesso seja realmente você. E a cada olhada no espelho, parece que a feiúra aumenta.

Na escola, a feiúra traz rejeição. Quase um bulling. Você fica de canto, comendo seu lanche sozinho ou, quando muito, com outros amigos, todos feios. Se sua turma for composta por mais de cinco amigos, então, dá até pra pensar que estão regravando o clip do Thriller.

No trabalho, mais dificuldade. Normalmente, o feio costuma ser inteligente, pois a vida não lhe dá outra alternativa senão estudar, estudar e estudar. No entanto, não é toda empresa que iria contratar uma pessoa capaz de espantar o mais corajoso dos clientes. O jeito é trabalhar longe do público.

No relacionamento, então, a missão é quase impossível: arrumar uma namorada. E nesse quesito, aparecem os dois tipos de feio existentes – os que pensam que são bonitos e os que têm consciência de que são feios. Enquanto o primeiro vai pra balada e atira pra todos os lados, o segundo dificilmente sai e nem gosta muito de aparecer em público, mesmo com seus amigos insistindo pra que ele os acompanhe nas casas noturnas.

Porém, os feios também têm suas qualidades. E são muitas. Primeiramente porque eles não escolheram nascer assim. Eles são fiéis a sua parceira, pois sabem o quanto foi difícil conquistá-la, por isso dão o maior valor a ela. Também são os que mais entram em boas faculdades e em concursos públicos. E quem não tem um amigo feio, que atire a primeira pedra. Eles sempre estão por perto, dispostos a ajudar da maneira que for e nunca deixam um amigo na mão.

Por fim, se você tem um amigo, irmão, namorado ou seja o que for, que tenham nascido desprovidos de beleza, saibam que ele tem muito valor, apesar da cara. Quem sabe ele não seja beneficiado com um pouquinho de beleza nas próximas encarnações?


José Luiz Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário